Editorial – Atenção à educação

Por Portal Opinião Pública 07/12/2023 - 13:08 hs
Foto: Freepik.com / Reprodução

O nível da educação no Brasil é preocupante. Pelo menos é o que mostrou um relatório da prova Pisa, teste aplicado em 81 países ligados à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para analisar a performance de alunos de 15 anos em três matérias: matemática, leitura e ciências.

O Brasil acabou com notas abaixo da média do teste nas três matérias, ainda que tenha melhorado de posição em todas elas na comparação com 2018, quando a prova havia sido aplicada pela última vez. Os resultados divulgados nesta terça-feira (5) são referentes a prova aplicada no ano passado.

Além do Brasil, outros seis países da América do Sul (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru e Uruguai) também foram analisados e todos eles acabaram abaixo da média no teste.

As notas obtidas pelos alunos brasileiros mostram a necessidade de que maiores investimentos sejam feitos na educação como forma de preparar melhor crianças e adolescentes em todo o país. Se quisermos uma nação melhor, esse precisa ser o ponto de partida.

E esse olhar precisa se estender por toda a extensão do Brasil, especialmente nas regiões mais carentes e que mais necessitam deste apoio. Criar maneiras de garantir um acesso à educação de qualidade precisa ser prioridade de qualquer governante e esse assunto precisa ser tratado com a maior seriedade possível.